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Como Resolver a Pior Consequência de um Posicionamento de Marca Genérico?

Empreendedores, ou vendedores, têm o hábito de focar as características dos produtos/serviços, acreditando que será isto que fará o prospect dizer sim e fechar o contrato ou venda. Lidar com a solução deste problema envolve mudar o posicionamento de marca. 

Porém, o segredo que as organizações e empreendedores exponenciais aplicam é a mudança do ponto de referência. Empresas como a Starbucks e a Apple possuem o cliente como centro das suas ações. Nestas empresas, a coleta de feedbacks é parte fundamental em suas estratégias. Deixar de coletar feedbacks é ignorar uma rica fonte de informações que farão o seu empreendimento deixar de ter um posicionamento de marca genérico.

O que é um posicionamento de marca genérico?

É aquele que se baseia em características do produto/serviço que são facilmente replicáveis ou encontradas em produtos ou serviços da mesma categoria. A pior consequência por adotar este posicionamento é ser influenciado negativamente por uma guerra de preços.

A guerra de preço é criada pela necessidade em agradar consumidores pouco informados sobre a solução. Existem diversas variáveis envolvidas no processo de compra, é fato que o custo de aquisição é uma delas, porém não é a única e tampouco a mais importante. 

Fatores como experiência durante a compra, confiança no vendedor ou marca e relacionamento de pós-venda têm muito mais peso na decisão do que a quantia financeira a ser desembolsada.

Como deixar de ter um posicionamento de marca genérico?

Conheça, profundamente, a ação do seu serviço ou produto na vida ou empreendimento do seu cliente, entendendo a transformação que os usuários passam após adotar a sua solução.

É muito provável que o usuário não entenda da sua especialidade tanto quanto você, portanto, dê a ele informações o suficiente para avaliar com mais clareza as opções. Caso o contrário, ele avaliará baseado na informação rasa dos custos.

  • Peça ao cliente que explique o caminho que o levou até a busca da solução que você oferece;
  • Pergunte ao seu cliente o que ele encontrou em seu produto/serviço que foi decisivo em sua escolha;
  • Peça que explique como foi a experiência durante a contratação;
  • Pergunte se os resultados obtidos atenderam as expectativas;
  • Pergunte se o usuário recomendaria o seu produto/serviço.

Com as informações obtidas acima, você terá dados muito importantes para planejar uma estratégia que irá eliminar ou reverter objeções de compra. Observe que as informações acima permitirão gerar conexão, identificar diferenciais, obter confiança e prova social.

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